terça-feira, 15 de junho de 2010

Deve-se ter em conta a plumagem do glosters na hora do acasalamento?

O Gloster: por Jean-Pierre DAVIGNON

Preferencialmente tenho em conta a forma da ave antes de pensar na qualidade da plumagem.

Tento seleccionar aves do mesmo tipo, do mesmo tamanho, com uma nuca larga e uma corona abundante grande e bem posicionada. Não baseio os meus cruzamentos na plumagem, mas sim na vitalidade e forma das aves.

No caso de estar a trabalhar com intensivos, sou contra o cruzamento intensivo x verde, prefiro a redondez dos intensivos com fundo amarelo, cor que produz bons pássaros de fundo claro. Na hora de acasalar tenho em conta os intensivos e os azuis que dão mais forma.

Formo os meus casais em função do amarelo intensivo e do azul que da mais forma.

Acasalo depois as aves azuis intensivas com os verdes e os canelas. Assim consigo obter aves mais compactas que são a base do meu sucesso. Assim como me da também aves ricas em cor que me ajudam contra a falta de cor nas remiges secundarias.

Utilizo ainda os cruzamentos azul /branco x azul, mas nunca intenso x intenso.

Em alguns casos sou a favor do acasalamento amarelo x azul.

Sem comentários:

Enviar um comentário