quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ENTREVISTA A FRANCISCO E ANDREIA PADILHA

Olá a todos. Venho mais uma vez partilhar com vocês mais uma entrevista de dois grandes nomes no mundo do gloster português. Apenas este ano tive oportunidade de ver de perto alguns dos seus passarinhos, e uma coisa vos digo: os passarinhos impressionam pela sua potência e pelas suas coronas perfeitas grandes e volumosas.Sem mais rodeios deixo-vos com a entrevista de Francisco e Andreia Padilha. Desde já o meu muito obrigado aos dois pela disponibilidade e votos de muito sucesso nas restantes expos que se avizinham.

NOME- FRANCISCO & ANDREIA PADILHA
CIDADE- VALONGO
WEBSITE- WWW.GLOSTERSDOSPADILHAS.WEBNODE.PT
CONTACTO- 917611070

1. Como começou este gosto pela Canaricultura?
Este gosto começou na minha infância pois sou originário de uma família de columbófilos e criadores de canários.

2. Qual ou quais foram as tuas maiores dificuldades quando iniciaste?
Quando iniciei em 1980 como todos cometi alguns erros que me serviram para ganhar experiência e não os voltar a cometer os mesmos.

3. Qual foi a raça com que começaste este hobby?
Comecei com as mais variadas raças e cores. No entanto adquiri um canário a que achei muita piada devido à sua coroa e graciosidade sendo este facto preponderante para começar a criar glosters.

4. Quais são as variedades que neste momento crias?
Crio só glosters

5. Actualmente quantos casais de canários tens?
45 casais

6. Qual ou quais as raças que mais te fascinam e porquê?
A raça que mais me fascina é sem dúvida o Gloster! Pela sua plumagem, graciosidade, ternura, etc...

7. Usas nos acasalamentos casal certos, ou utilizas um macho para várias fêmeas? Se sim quantas fêmeas metes ao mesmo macho?
Utilizo casais certos. No entanto quando considero que possuo um macho com boas caraterísticas chego a rodá-lo por 4 fêmeas.

8. Qual o teu método de selecção de casais? Guias-te pelo aspecto exterior da ave, pelas suas características visíveis (fenótipo) ou recorres à genética (saber quem foi o pai, mãe, avós…)?Possuo um registo de todos os pássaros sabendo toda a sua descendência desde 2005 (ano em que comecei a criar glosters).Dou primazia à genética tentando depois conciliar com o seu fenótipo.

9. Qual a mistura base que utilizas neste momento?
Utilizo a mistura Versele-Laga Ligth+perilha

10. Manténs essa mistura todo o ano ou varias de acordo com a época?
Na época da criação utilizo a mistura acima mencionada. Quando acaba a criação utilizo uma mistura de Versele-Laga Ligth com alpista da Beyers na proporção de 5/5

11. Que tipo de papa(s) utilizas? Como é administrada? Dias em que dás a papa?
Utilizo a Cê Dê seca com a Canary mórbida. Administro simples e diariamente desde a criação até ao fim das Exposições.

12. Vitaminas e outros aditivos alimentares, mistura-los na papa ou na água?
Vitaminas uso tudo quanto é vegetal: couve lombarda, galega, alho, bróculos,couve flor, maçã golden. Na água para recuperação após as exposições uso Glucose.

13. Qual ou quais as marcas que gostas de usar?
A marca que mais fiabilidade me transmite é sem dúvida a Versele-Laga.

14. Qual o tratamento preventivo que utilizas para os reprodutores?
2 meses antes da criação dou Baytril a 10%

15. Para os parasitas, nomeadamente o piolho, o que utilizas?
Como anti parasitário externo e interno utilizo a Ivermectina. Uma gota no pescoço entre as asas de 6 em 6 meses.

16. Em que altura nomeadamente acasalas os canários? E desde quando tens os machos separados?
Separo os machos em Agosto. Faço os casais em Dezembro (só a verem-se). Em princípio de Fevereiro coloco os ninhos nas fêmeas.Quando as mesmas têm o ninho meio construído junto os machos.
17. Quantas posturas permites numa época de criação?Quando os casais criam bem no máximo 3 posturas.
Quando tenho alguma fêmea excecional deixo que faça até 5 posturas mas utilizo amas, nunca deixando a fêmea criar.

18. Normalmente separas os filhotes com quantos dias?
Separo os filhotes com 30 dias.

19. Algum tratamento específico para acompanhar as crias no desmame?
Não. Somente forneço comida previamente triturada.

20. No último ano qual a média de crias que tiveste no final da época de cria?
O ano transato embora não tenha corrido de feição tiramos 160 glosters.

21. Como fazes a preparação das aves para as Exposições, isolas as aves individualmente, tens espaço para tal?
Preparo as aves para as exposições separando-as desde Julho. Possuo 60 espaços individuais.

22. Participas normalmente em que exposições?
Clube de Canarios de Postura de Valongo, One Day Show, Gloster Clube de Portugal, Campeonato Nacional.Raramente exponho onde tenha que deixar os glosters uma semana.

23. Quais os teus objectivos na canaricultura?
Os meus objetivos são o hobby, a camaradagem com outros criadores e obter resultados satisfatórios.
24. Que características tem o teu canaril? (breve descrição)
O meu canaril não é muito grande (4X4) embora tenha outro espaço de apoio. Quanto a condições tenho um sistema de ar ventilado com extrator de conduta, desumidificador, humidificador, música ambiente. Mas creio que o fundamental para o sucesso seja a limpeza e a desinfeção semanal de bebedouros.

25. Qual o país que consideras mais avançado actualmente a nível da canaricultura nomeadamente a nível de canários cor, porte e canto?
Pessoalmente acho que os Belgas estão no topo seguidos pelos Italianos e Ingleses Questões exclusivas para criadores de glosters 26. Qual a cor no gloster que mais aprecias?Tenho uma paixão pelos azuis e canelas embora não esquecendo os verdes pela qualidade da pena.

27. Quistos? Que criador de glosters nunca os teve!! Um problema que lidas facilmente ou um problema?
Quando comecei a criar glosters foi complicado. No entanto agora para mim é fácil de tratar com um tratamento adequado o quisto cai ao fim de pouco tempo. No entanto a selecção dos casais é fundamental para debelar este problema.

28. Tens intensos no plantel? Consideras os intensos uma ferramenta importante para melhorar a plumagem, ou conjugas diferentes tipos de pena nevada?
Sim tenho no plantel 4 fêmeas e 1 macho. Acho importante para corrigir plumagens.

29. Em relação aos canelas, usas-o com alguma finalidade em especial?
Uso os canelas com a finalidade de dar brilho e cor ás plumagens.

30. Em qual destes parâmetros julgas ser mais complicado atingir a perfeição?
Tamanho, plumagem, coroa ou corpo.Para mim forma e plumagem nunca foi problema. Agora quanto a tamanho é um problema que persigo e ainda não consegui superar na totalidade especialmente nos coronas.

31. A base do teu plantel resulta unicamente de aves adquiridas a criadores portugueses, ou já recorreu a aves de criadores estrangeiros? pode referir nomes?
Comecei com aves de dois criadores nacionais embora em 2007 adquiri um casal Italiano, um Belga e o ano passado entraram 2 machos Holandeses. Penso que Portugal está já num nível muito bom na criação desta espécie. 32. Em Portugal daquilo que conheces com qual de identificas mais? E a nível internacional. Podes referir criadores que já desistiram do hobbie ou que tenham morrido.Pessoalmente não me identifico com um único criador mas com vários que procuro seguir com alguma atenção. Porém não posso deixar de mencionar o meu amigo Mario Castro que foi aquele que me auxiliou quando comecei com este hobby. Internacionalmente nunca é de mais falar dos glosters do saudoso Kris Claes.

33. Há algum conselho que queira deixar para quem inicia este hobby nomeadamente a nível da construção do canaril, da aquisição de material (gaiolas) e de pássaros?
Para os iniciantes aconselho persistência nos objetivos e nunca pensar em desistir por um resultado menos bom. Pois os resultados bons conseguem-se com alguns erros corrigidos. Na aquisição de gaiolas tentar adquirir as que forem mais fáceis de limpar e que ofereçam boas condições de criação. Quanto aos pássaros, pessoalmente acho que não se deve comprar a mais do que dois criadores para se seguir linhas de criação bem definidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário