quinta-feira, 13 de outubro de 2011

UTILIZAÇÃO DE INTENSOS NO GLOSTER

O gloster intenso, é ainda um tipo de gloster pouco popular entre os criadores desta raça. Tal facto também se faz notar nas exposições. A explicação está na simples razão que intensos bons há poucos. No entanto noutras raças o intenso está é mais visualizado.

Em muitos artigos e comentários ouve-se constantmente a teoria de que o intenso é muito importante para manter uma boa estrutura e qualidade da pena, mas raramente se ouve falar de como deve ser um bom intenso.

Pois bem, a realidade, é que o gloster intenso não tem um papel assim tão decisivo entre os grandes criadores de glosters da Europa, pois como eles mesmo referem não utilizam nenhum ou poucas vezes o utilizam.

De todas as maneiras, há criadores de glosters que pensam que o intenso é capaz de corrigir ou melhorar a plumagem dos nevados. Quando a plumagem dos nevados chega ao seu limite, estes revelam vários problemas na estrutura da plumagem, e não há nenhum intenso que possa corrigir esses defeitos, e mais, a descendência será geneticamente portadora desses problemas ou defeitos na estrutura da plumagem, pelo que não adiantamos nada.

Se temos intenção de criar com intensos, antes de mais devemos de ter bons intensos de plumagem longa mas muito bem aderida ao corpo e sem proeminências em todo o seu contorno. Apesar de serem difíceis de encontrar, porque existem poucos, este intenso deverá utilizar-se naqueles nevados que ainda possuem boa qualidade na estrutura da plumagem, nunca se devem utilizar quando a plumagem já possui muitos defeitos, por isso é preciso ter bons olhos para saber quando é o momento e, nestes casos, ou se tem a certeza ou o melhor é não introduzir o intenso. Também não nos podemos esquecer que com os intensos é um bocado imprevísivel o que pode dar.

Também neste grupo são conhecidos vários tipos com coloração e qualidade de plumagem distinta. Vou tentar explicar de forma simples para que se possa entender. Há o verde intenso escuro quase negro de plumagem curta e áspera ou forte com muito pouco volume e sem nenhuma suavidade e que nunca dará bons coronas. Há ainda intensso com coloração mais clara, plumagem mais longa e suave com boas coranas. Nestes quase sempre se vêm os mesmos defeitos que mostram os fracos nevados, como por exemplo flancos, cornichos no pescoço e os bigodes por baixo dos olhos.

Também existem intensos com colaração ainda mais suave, que se encontram entre o intenso e o nevado, mas cuidado para não o confundirmos com um nevado com boa intensidade de plumagem.

Da mesma forma nos nevados, na hora de seleccionar os reprodutores existem certas normas que devemos ter em conta, e ter um bom olho no momento de seleccionar a claridade e intensidade que mostram na estrutura da plumagem para termos bons resultados.

Os melhores criadores da Europa são uns verdadeiros artistas porque seleccionam o seu plantel pelo fenótipo e, muito importante, pelos caracteres bons e plumagem que nos é dado pelo genótipo e sempre com um olho nas gerações passadas no mínimo três gerações. Em Inglaterra usam vários intensos, uns para dar intensidade de cor e outros para o fenótipo. Para o fenótipo eu prefitro as fêmeas com boa plumagem e cor. Em 2002 Barry Alexander que é um apaixonado dos intensos, de 50 casaias utilizou 20 com intensos e o resultado foram coroas curtas e ovaladas, por isso, a decisão de utilizar intensos é sempre complicada.

Por fim termino, e como se pode concluir, criar com intensos não é tão fácil assim como parece.

Texto escrito por Julian Martín Garcia e traduzido por Filipe Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário