sexta-feira, 2 de março de 2012

ENTREVISTA AO GRANDE JEAN-PIERRE DAVIGNON

Como todos os seguidores sabem, à já algum tempo que me tenho dedicado a contactar com os melhores criadores nacionais gloster com o fim de os incentivar a realizar um questionário com questões sobre este hobbie que a todos nos une. Alguns criadores disponibilizaram-se de imediato e a estes, mais uma vez, o meu muito obrigado.
Existem ainda alguns grandes nomes que gostava que se juntassem a esta iniciativa. A informação e a partilha de experiências destes grandes nomes do gloster acaba por ser um estímulo para nós iniciantes, por outro lado irá de certa forma despertar o interesse para o gloster fazendo que cada vez mais criadores quando procuram uma raça de canários para se iniciarem no hobbie elejam o gloster.
Para dar continuidade a este projecto surgiu a questão: porque não alargar esta iniciativa aos grandes criadores europeus de gloster? Após a ideia ter sido formulada foi então hora de entrar em acção. E por isso cá estou eu para partilhar com todos vocês a minha primeira entrevista a um grande criador estrangeiro.
É com grande honra que apresento a entrevista do conhecido e admirado por todos nós:
JEAN-PIERRE DAVIGNON.


Olá Filipe…
Sinto-me honrado sobre a sua opinião acerca de mim e é com prazer que responderei às suas questões sobre O GLOSTER.



Comment a commencé votre passion pour les glosters? Como começou o seu gosto pelos glosters?
J'ai commencé dans les oiseaux à cause de mon frère qui est un véritable passionné des oiseaux, jeunes nous pratiquions la tenderie qui était autorisée à l'époque et lors d'une exposition ,j'ai vu quelques glosters et ils m'ont de suite beaucoup plu,c'était en 1972
En 1973,je suis allé au national anglais à Alexandra Palace et j'ai acheté mes premiers glosters.

O gosto pelas aves começou com o meu irmão que é um verdadeiro amante de aves, e nós como jovens praticávamos o silvestrismo que ainda era autorizado na época e, durante uma exposição vi alguns glosters que me deixaram logo fascinado… isto foi em 1972. Em 1973, fui visitar o nacional inglês, no Alexandra Palace, e comprei os meus primeiros glosters.


Actuellement combien de couple vous créez? Actualmente com quantos casais cria?
Cette annèe j'ai 48 couples, j'aurai aimé un peu plus mais avec les demandes des amateurs j'ai cédé un peu trop de glosters mais j'ai beaucoup d'amis et c'est difficile de satisfaire tout le monde et surtout de dire non à des amis.

Este ano tenho 48 casais, gostaria de ter alguns mais, mas com os pedidos dos criadores acabei por ceder mais glosters do que pretendia… tenho muitos amigos e é difícil satisfazê-los a todos e sobretudo dizer não aos amigos.


Normalement vous utilisé la couple fixe, ou vous utilisé un mâle pour plusieurs femelle? Quelle la avantage de cette procédure? Normalmente utiliza os casais fixos, ou também usa um macho para várias fêmeas? Qual a vantagem desse procedimento?
Normalement j'accouple un mâle avec une femelle si je suis satisfait des deux sujets, mais mes meilleurs mâles,je réserve deux ou trois femelles pour eux. l'année dernière avec trois mâles j'ai obtenu 45 jeunes.

Normalmente acasalo um macho com uma fêmea quando estou satisfeito com os resultados, mas aos meus melhores machos reservo-lhes duas ou três fêmeas. No ano anterior com 3 machos consegui 45 filhotes.



Faites vous des traitements préventives avant commencé votre élevage? Costuma fazer algum tratamento preventivo antes de começar as criações?
Chaque année,je vais en Janvier chez mon vétérinaire avec des jeunes et des adultes et après la visite,je suis ses conseils.
Un exemple l'année dernière il m'a conseilé un traitement ESB3 une semaine deux jours eau et de nouveau une semaine ESB 3 ensuite vitamines car après ESb3 toujours donné des vitamines. Cette année après la visite,il a trouvé mes glosters en très bonne condition et m'a conseilé de ne pas faire de traitement,ce que j'ai fais.

Cada ano, em Janeiro desloco-me ao meu veterinário com algumas aves novas e outras adultas e após a consulta sigo os conselhos do veterinário. Por exemplo o ano anterior fui aconselhado a fazer um tratamento com ESB3 durante uma semana seguido de dois dias de água limpa e novamente uma semana com ESB3 e no final dar vitamina, pois após o ESB3 convém sempre dar vitaminas.
Este ano após a consulta com o veterinário, ele achou os pássaros em óptima condição e portanto aconselhou-me a não fazer nada, e foi o que fiz.


En quelle date vous ajouter vous couples? Em que data costuma juntar os casais?
Je prépare mes glosters à partir de Janvier ,lumière ajoutée (3minutes par jour) pour arrivé fin Février à 13heures.
Je viens d'accoupler cette semaine.mais avant je prépare les mâles qui sont seul et regarde les comportements des mâles et surtout des femelles,si je dois attendre,j'attends car je n'aimes pas avoir des oeufs clairs.

Eu preparo os meus glosters a partir de Janeiro, vou aumentando a luz (3 minutos por dia) de forma a chegar ao fim de Fevereiro com 13 Horas.
Juntei os pássaros esta semana, mas antes preparo os machos que estão separados e observo o comportamento dos machos e sobretudo das fêmeas. Quando vejo que é preciso esperar, espero pois detesto ter ovos brancos.



Combien des glosters vous avez créé le dernière année? Quantos gosters criou no ano anterior?
L’année dernière avec 41 femelles j'ai eu 202 jeunes

No ano anterior com 41 fêmeas tive 202 crias


Comment faite vous pour préparer vous glosters pour les expositions? Como faz para preparar os seus glosters para as exposições?
Pour préparer les expos,il faut remarquer le plus vite possible les bons sujets et les isoler pour ne pas avoir de problèmes de plumage.Je prépare aussi les glosters à la cage d'exposition qui est pendue à l'éleveuse ou cage de vol.

Para preparar as expos, é necessário escolher o mais rápido possível as boas aves e individualizá-las para evitar problemas de plumagem. Tento também habituá-los à gaiola de exposição que é pendurada às gaiolas de criação ou às voadeiras.


Vous avez des glosters intensifs? Considérez vous que les intensifs sont important pour améliorer la plumage, ou vous pense que seulement aves des oiseux nevada on peux réussir une bonne qualité de la plumage? Tem gloster intensos ? Considera que os intensos são importantes para melhorar a plumagem, ou pensa que apenas com aves nevadas conseguimos uma boa qualidade de plumagem?
Oui j'ai des intensifs dans mon élevage et je suis persuadé qu'ils sont très importants dans un élevage.
Je garde des intensifs à long plumage et qui ont un bon volume car le gloster est avant tout un oiseau de forme.
Ce plumage me permet d'avoir des femelles avec une très bonne plume et surtout de bonnes couleurs,ceci est mon avis et en regards sur les expos en Belgique,voici trois ans que mes intensifs gagnent pratiquement chaque fois la catégorie intensifs.

Sim tenho intensos no meu plantel e estou convencido que são muito importantes na criação. Tento guardar os intensos com plumagem longa e que tenham um bom volume, pois o gloster é antes de tudo um pássaro de forma. Este tipo de plumagem permite-me conseguir fêmeas com uma qualidade de plumagem boa e com boa intensidade de cor, esta é a minha opinião e dando uma vista de olhos nas expôs na Bélgica, à três anos que os meus intensos vencem consecutivamente a classe dos intensos.


Vous avez des cinnamon? Comment vous travailler avec les cinnamon? Quanto aos canelas? Como trabalha com os canelas?
J'ai actuellement une femelle cinammon et quatre mâles porteur. Je crois suffisant et j'attend plus d'un porteur que d'un cinammon, le père de la femelle corona qui a obtenu la médaille d'or au mondial de Hasselt était porteur cinammon.
Dans mon choix pour les mâles porteurs,ils doivent être très puissants en tête car je sais que la plume cinammon est plus fine.

Tenho actualmente uma fêmea canela e quatro machos portadores.
Penso que é suficiente, e deposito mais esperanças nos machos portadores do que nos canelas. O pai da fêmea corona que obteve a medalha de ouro no Mundial em Hasselt era portador de canela.
Nos meus critérios de selecção a minha escolha para os machos portadores recai nas aves com uma cabeça potente porque sei de antemão que a plumagem nos canelas será mais fina.



Que ce que vous pensez du gloster au Portugal? O que pensa do gloster em Portugal?
Je pense énormément de bien pour les glosters du Portugal,vous êtes de très bons éleveurs passionnés et amis ,vous cherchez toujours à vous améliorer et vous formez un vrai groupe homogène et sportif.

Tenho uma ideia muito boa dos gloster Portugueses, vocês são criadores muito bons, dedicados e amigos, vocês procuram sempre melhorar e vocês formam um grupo homogéneo e desportivo.


Quels conseils vous pouvez donner aux jeunes débutent dans l’élevage des glosters? Que conselhos pode dar aos jovens iniciantes na criação de glosters?
Les conseils sont difficiles à donner mais je dirai simplement à un débutant de contacter un bon amateur et de suivre ses conseils,d'acheter des sujets et de suivre une direction mais surtout ne pas acheter chez cinq ou six éleveurs et de tout mélanger car je crois en l'hérédité et le suivis des sujets avec très importants les origines.

Os conselhos são difíceis de dar, direi simplesmente aos iniciantes para contactar um bom criador e seguir os seus conselhos, comprem aves e tentem seguir o vosso caminho, mas evitar sobretudo comprar aves de cinco ou seis criadores diferentes e misturá-los pois acredito na hereditariedade das aves em que as suas origens tem um papel muito importante.


Voilà, j'espère avoir répondu le mieux possible à vos questions et vous souhaite une bonne soirée ainsi qu'un bon élevage.

Espero ter respondido o melhor possível às suas questões e desejo-lhe uma boa noite bem como uma boa época de criação.


Merci beaucoup pour votre attention et disponibilité monsieur Jean-pierre Davignon
J’espère un jour vous connaître personnellement.
Une bonne saison de reproduction.
Mes amitiês
Filipe Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário