quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ENTREVISTA AO CRIADOR JOEL COUTO

Olá caros leitores... Para dar continuidade ao objectivo que foi proposto, vou publicar mais uma entrevista a mais um grande criador de glosters. O seu nome é Joel Couto e quem estiver atento aos foruns da especialidade percebe que este senhor percebe muito de glosters.

Um sincero agradecimento ao Joel pela sua disponibilidade.

Espero que gostem, e que aproveitem a informação que este grande criador se disponibilizou a partilhar com todos nós.


Nome: Joel Salgadinho Couto

Cidade: Alcobaça/Nazaré

1. Como começou este gosto pela Canaricultura?

Nasceu de muito pequenino, sempre vivi rodeado de animais em casa, o contacto com aves foi grande e comecei com os periquitos terminando hoje nos glosters.

2. Qual ou quais foram as tuas maiores dificuldades quando iniciaste?

Quase toda a gente fala de ter acesso a bons exemplares, no entanto hoje penso que a grande dificuldade que tive foi ter os conhecimentos necessários para a criação de alguma das raças que tive em mãos. Criei aves de cor (vermelhos e mosaicos vermelho) e de porte (Borders, Frisados do Sul e Norte, Crests, Glosters e Fifes) e sinto ainda nos dias de hoje ter conhecimentos básicos para criar algumas das raças mencionadas.

Hoje assisto a criadores novos que se iniciam no hobby e já querem ter acesso a aves de topo, quando os seus conhecimentos são escassos, no final a culpa é sempre das aves ou do criador que lhe vendeu as mesmas, será? No meu caso fui evoluindo com as minhas aves, não deveria ser assim? ;)

3. Qual foi a raça com que começaste este hobby?

Comecei com periquitos, cheguei a ter uma boa linha de albinos e lutinos. Gostava deles mas faziam muito barulho, o meu quarto ficava ao lado do canaril… ehehe

4. Quais são as variedades que neste momento crias?

Crio actualmente com Glosters e Fife Fancy, os Fifes estão lá em casa porque um colega me ofereceu 4 fawns todos irmãos e nunca mais me separei deles. São umas máquinas… os glosters tenho desde dos 12 anos. E fazem parte do meu dia a dia.

5. Actualmente quantos casais de canários tens?

Tenho cerca de 60 casais que se podem estender a mais alguns. Uma vez que temos sempre a tendência a utilizar todas as gaiolas disponíveis. lol

6. Qual ou quais as raças que mais te fascinam e porquê?

A raça que mais me fascina é o pequeno Gloster, depois o Fife, o Norwich, o Crest e o Frisado do Norte. Sempre que sejam aves de bom nível gosto de todas as aves de forma ou postura.

7. Usas nos acasalamentos casal certos, ou utilizas um macho para várias fêmeas? Se sim quantas fêmeas metes ao mesmo macho?

Sempre usei casais fixos e como sou muito teimoso geralmente os casais mantêm-se a não ser que uma das aves do casal morra.

8. Qual o teu método de selecção de casais? Guias-te pelo aspecto exterior da ave, pelas suas características visíveis (fenótipo) ou recorres à genética (saber quem foi o pai, mãe, avós…)?

Guio-me pelo fenótipo da ave de forma a buscar o oposto ideal. Ao faze-lo começas a dar-te conta de que já estás seleccionando o genótipo que procuras implementar no teu canaril.

9. Qual a mistura base que utilizas neste momento?

Não utilizo mistura mas sim alpista simples. Utilizava alpista da Versele Laga actualmente utilizo da Beyers se podemos fazer publicidade… ahaha

10. Manténs essa mistura todo o ano ou varias de acordo com a época?

Todo o ano comem alpista!

11. Que tipo de papa(s) utilizas? Como é administrada? Dias em que dás a papa?

A papa que utilizo é uma mistura de papas.

Seca: utilizo Quiko, Orlux, Delli Nature,

Humida: Gold Feast, Witte Mollen

12. Vitaminas e outros aditivos alimentares, mistura-los na papa ou na água?

Depende dos aditivos, uns junto na comida outros na água.

13. Qual ou quais as marcas que gostas de usar?

Não utilizo uma só marca, dependendo do que busco/finalidade, procuro o melhor produto no Mercado, ou aquele que penso ser mais completo.

14. Qual o tratamento preventivo que utilizas para os reprodutores?

Procuro dar-lhes a maior higiene possível e a renovação de ar é 24 horas sobre 24 horas.

15. Para os parasitas, nomeadamente o piolho, o que utilizas?

Utilizo vários produtos uma vez que não podemos estar 100% descansados, mais vale prevenir do que remediar. Como tal utilizo Ivomec diluído nas aves, pó acariciada e sprays nas instalações. Também gosto de ter eucalipto nas instalações.

16. Em que altura nomeadamente acasalas os canários? E desde quando tens os machos separados?

Ponho os ninhos em finais de Março, nessa altura começa para mim a época de criação (o que mais gosto do hobby). Não separo os machos!

17. Quantas posturas permites numa época de criação?

Geralmente duas, num ou noutro casal três posturas. Mas não gosto de falar em posturas pois é algo ambíguo, gosto que os casais criem filhos duas vezes.

18. Normalmente separas os filhotes com quantos dias?

Quando já são independentes, ou seja comem alpista…ehehe

19. Algum tratamento específico para acompanhar as crias no desmame?

O mesmo tipo de alimentação facultada aos progenitores e uma voadeira limpa e com poucas aves dentro. Procuro juntar as aves por lotes em termos de idades e de coroados e consorts separadamente.

20. No último ano qual a média de crias que tiveste no final da época de cria?

Nem sei qual a media, isso também nunca preocupou talvez por criar bem com as minhas aves. Preocupa-me mais ver evolução, cada ano.

21. Como fazes a preparação das aves para as Exposições, isolas as aves individualmente, tens espaço para tal?

Nunca foi muito forte nesse ponto, como as minhas aves estão com os meus pais não consigo ter tempo de os habituar à gaiola de exposição, geralmente é pegar nas aves da voadeira e levá-los para a expo. Não sou grande expositor/preparador de aves, tenho de melhorar esse aspecto. Espero começar a melhorar já este ano. A ver vamos!!

22. Participas normalmente em que exposições?

Geralmente nas organizadas pelo GCP ou por membros do GCP (One Day Shows).

23. Quais os teus objectivos na canaricultura?

Melhorar o gloster lá em casa, e talvez um dia voltar a ter um Best, que seria fantástico para a D. Ritinha.

24. Que características tem o teu canaril? (breve descrição)

Não é o melhor do Mundo, mas também não é o pior do Mundo, é o meu canaril que foi construído com muita dedicação e aos poucos. O que tenho actualmente foi fruto do meu crescimento como criador que aos poucos também vai crescendo. Em termos de iluminação, ventilação, humidade são completamente diferentes. Obriga a ser criativo!!

25. Qual o país que consideras mais avançado actualmente a nível da canaricultura nomeadamente a nível de canários cor, porte e canto?

Se falarmos em evolução geral tudo o que rodeia o hobby é Itália seguida de perto pela Bélgica. Se algum dia visitarem Reggio Emilia irão entender. ;)

Se falarmos em criadores existe excelentes criadores em todo lado. ;)

Questões exclusivas para criadores de glosters

26. Qual a cor no gloster que mais aprecias?

Aprecio todas, essa foi uma das razões que me levou a criar glosters. Ter a possibilidade de criar verdes, variegados, canelas, cinzentos, grizzles, ágatas, isabeis, pasteis no gloster é um desafio. E existe quem trabalhe já o gloster a outros patamares.

27. Quistos? Que criador de glosters nunca os teve!! Um problema que lidas facilmente ou um problema?

Não gosto nada, nada de quistos, raramente tenho aves com quistos, e não consigo tratar deles. Geralmente espero que amadureçam e que acabem por cair por si. Não gosto de fazer a ave sofrer.

28. Tens intensos no plantel? Consideras os intensos uma ferramenta importante para melhorar a plumagem, ou conjugas diferentes tipos de pena nevada?

Tenho intensos no canaril, no entanto ter intensos não é sinonimo de ter boas plumagens, nem nada que se pareça. O criador tem de cuidar de todos os tipos de plumagem, isso sim é importante.

29. Em relação aos canelas, usas-o com alguma finalidade em especial?

Não utilizo os canelas com fim especifico, gosto de criar com eles principalmente porque gosto de um bom gloster canela e porque em regra ajudam a suavizar a plumagem.

30. Em qual destes parâmetros julgas ser mais complicado atingir a perfeição? Tamanho, plumagem, coroa ou corpo.

Creio que o conjunto harmonioso de todos estes elementos é que faz a perfeição no gloster. A diferença entre um TOP e um BOM gloster reside aí, mas creio que o corpo é o mais difícil de trabalhar.

31. A base do teu plantel resulta unicamente de aves adquiridas a criadores portugueses, ou já recorreu a aves de criadores estrangeiros? pode referir nomes?

Comecei com aves essencialmente de um grande amigo e criador (português) de nome Manuel Querido Maria, que era a base do meu canaril, com o tempo tenho adquirido pontualmente aves de um criador amigo (estrangeiro) Pietro Telarolli para inserir algumas características que buscava nos meus glosters.

32. Em Portugal daquilo que conheces com qual te identificas mais? E a nível internacional. Podes referir criadores que já desistiram do hobbie ou que tenham morrido.

Felizmente conheço muitos criadores quer a nível Nacional quer a nível Internacional, acho melhor não mencionar nomes pois poderia esquecer-me de mencionar algum. lol

Posso comentar-te por exemplo de um que já não está entre nós e com o qual tive o prazer de discutir as suas aves. O falecido Arie Van der Klift mais conhecido em terras de sua majestade como “Grizzle Man”. Grande criador e acima de tudo uma jóia de pessoa. Parecia um menino quando falava das suas aves e das suas novas aquisições

33. Há algum conselho que queira deixar para quem inicia este hobby nomeadamente a nível da construção do canaril, da aquisição de material (gaiolas) e de pássaros?

Vou deixar dois, paciência e muito dedicação (trabalho) pois o gloster não se fez num dia.

Todos juntos podemos ajudar o GCP na sua missão “ajudar na divulgação, selecção e apuramento da raça Gloster Fancy, nomeadamente entre os amantes das aves no geral e nos criadores e simpatizantes do Gloster Fancy em particular”.

1 comentário:

  1. Olá

    Este amigo se não calinas a muito que era o melhor em Portugal..uma abraço para o Filipe pelo seu site e pelas entrevista que arranja...
    Antonio Ferrão

    ResponderEliminar