domingo, 11 de julho de 2010

GLOSTER - Standart

O canário Gloster terá surgido há cerca de 80 anos, e foi o trabalho da sra. Rogerson Chelthenham que contribui para tal, ao cruzar um canário border com um canário vulgar de poupa, mas esta origem não é reconhecido por todos. Acabou por ser apresentado pela primeira vez na Inglaterra, em Londres, por volta de 1930-1932 e foi um grande sucesso. O Gloster tornou-se, sem dúvida, a raça de canários de postura mais popular. O seu baixo custo, facilidade de reprodução e a sua fisionomia simpática tornaram-no uma das raças mais procuradas pelos criadores amadores.

Apresentação

Época: ­­­mais ou menos 1930

Cor: plumagem de diversas cores excepto vermelho

Origem: Inglaterra

Particularidades: bom reprodutor, indicada para criadores inicianters

Tamanho: 11 a 12 cm


Características da raça:

É possível distinguir dois tipos de gloster:

O gloster corona: que possui coroa

O gloster consort: que não possui coroa


Gloster corona

No caso do gloster corona, a coroa deve estar bem redonda e colada ao pescoço, com um pequeno ponto central. O corpo deve ser arredondado com o dorso largo. A plumagem lisa e colada, as patas curtas e as coxas cobertas.


Gloster consort

No caso do consort as características são idênticas, mas sem coroa. A cabeça deve ser redonda e larga, com sobrancelhas bem marcadas. O bico curto e afiado.



Atenção: deve-se sempre acasalar um gloster consort com um gloster corona, pouco importa que seja o macho ou a fêmea. Nunca se deve acasalar dois coronas ou dois consortes. Nestes casos ocorrer defeitos e uma taxa de mortalidade mais elevada.


Como avaliar um gloster?


Poupa no corona: a poupa ou coroa deve ser abundante, simétrica, com um ponto central o mais pequeno possível. A poupa deve pousar sobre a nuca de forma homogénea e sem quebras

Cabeça do consorte: cabeça larga, bastante grande, com sobrancelhas bem proeminentes. O bico deve curto e cónico.

O corpo: o corpo deve ser arredondado, curto e atarracado. O peito deve ser largo sem saliências. O dorso deve ser largo, atenção as costas não devem ser planas. A fixação das asas deve ser invisível assim como o pescoço permitindo traçar uma linha ovóide entre corpo e cabeça.

A cauda: a cauda deve ser estreita, curta, com plumagem serrada e no prolongamento do corpo.

Postura: Muito importante: a ave deve adoptar uma posição semi elevada e saltar de um poleiro para outro sem excitação e nervosismo.

Pernas e patas: altura media, as coxas não devem ser observadas, e as patas sem os dedos tortos e com todas as unhas.

Tamanho: 11 a 11,5 cm

Condição geral da ave: deve-se apresentar saudável e em perfeitas condições de higiene.

1 comentário: