sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CONCEITOS A SEGUIR NA HORA DE COMPRAR UM EXEMPLAR

Na altura de escolher os reprodutores para fazer-mos os nossos casais devemos de saber em primeiro lugar de onde provem cada exemplar. Isto é fácil se o reprodutor for nosso, das nossas linhas. O problema põe-se quando é um exemplar trazido de outro canaril.

Quando adquirimos algum reprodutor que nos faça falta há que ter em conta vários aspectos:

1. procurar um criador que tenha aves que nos agradem.


2. uma vez cumprido o ponto 1, no momento se seleccionar o pássaro do criador escolhido devemos fixar-nos no exemplar que nos chama mais à atenção e tentar perceber se compensa introduzi-lo no nosso aviário, tendo em conta a genética dos seus antecedentes. Assim poderemos fazer uma ideia daquilo que o pássaro pode trazer para os nossos exemplares. Boas cabeças, boas coronas, fenótipo, qualidade da plumagem… etc. será sempre preferível adquirir exemplares de um criador que tenha a sua própria linha desde algumas gerações atrás e que seja possível observar os seus progenitores. No caso de nos deparar-mos com um criador em que os seus pássaros são muito homogéneos entre si não será difícil adquirir e seleccionar algum exemplar, se este for o fenotipo que se assemelha ao nosso e é o que queremos.

3. o pássaro deve estar em bom estado e em perfeitas condições. Ágil, alegre… um factor muito importante é reparar nos olhos do pássaro, devem estar vivazes e alegres, abertos, não devem dar sensação de apatia ou tristeza, uma vez que esses sintomas podem ser sinal de algum tipo de doença.

4. outro factor importante é saber o que realmente necessitamos para melhorar os nossos pássaros.

5. Abrir bem os olhos na hora de comprar. Muitas vezes vamos a aviários onde, pelas suas instalações, os pássaros parecem todos excelentes, deixamo-nos cegar com cada exemplar que vemos. Há que ter muito em conta e na mente como são os nossos exemplares. Muitas vezes ficamos loucos por um pássaro, comprámos-o e quando chegamos a casa e pomos-o ao lado dos nossos reparamos que os nossos são quase melhores…ou melhores do que aquilo que compramos.

6. Quarentena para os pássaros novos. Não digo que tenhamos que o deixar 40 dias isolado dos nossos pássaros, mas deve-se separa-lo numa gaiola durante alguns dias para vermos como reacciona perante as novas instalações. No final de uma viagem mais ou menos considerável, com a mudança de instalações, comida, iluminação, temperatura etc…o animal fica debilitado e fica mais vulnerável a contrair alguma doença, com risco de contagiar o restante plantel.

Conclusão

Saber claramente o que queremos ou necessitamos e ter muito muito olho com o exemplar adquirido. Se pelo contrário queremos começar a criar a sério esta raça devemos adquirir exemplares de qualidade para não perder tempo com eles. O resto…virá com o tempo e trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário