segunda-feira, 31 de maio de 2010

GLOSTER CANELA

Tal como referi no post anterior tenho-me deparado com o nascimento de alguns glosters canela de casais em que as duas aves são verdes. Já estava prevenido para tal, pois no caso dos machos serem portadores havia possibilidade de nascerem aves canelas. Foi o que aconteceu...Decidi então fazer um post sobre a mutação canela.

O canela tem sido considerada um meio para melhorar a qualidade da plumagem de pássaros no plantel, embora alguns criadores se mantenham prudentes no seu uso porquepode se atingir um nível a partir do qual se produzem defeitos como uma pitada de cabeça e uma perda geral do tamanho do corpo.

A mutação ocorreu no ano de 1709. Mas há apenas alguns anos entendeu-se que a mutação canela estava associada ao sexo. Isto significa que os genes que transferem o factor canela são transportados pelo mesmo cromossoma que determina o sexo da ave. Esta mutação pode despertar curiosidade e duvidas nos mais novatos quando vem no ninho aves canelas quando nenhum dos progenitores apresenta a mutação visivelmente.
Todas as aves de cor canela apresentam os olhos vermelhos, o que é facilmente reconhecível nos jovens recém-eclodidos. Estes jovens de olhos vermelhos podem apresentar diferentes padrões de canela, serem variegadas ou totalmente claros. Para efeitos de reprodução todos eles são considerados canelas puros.


Existem três tipos de machos:

- Macho Canela: neste caso é 100 canela e tem olhos vermelhos.
- Portador de Canela: não revelar as marcas de canela e olhos são negros, mas ele carrega o gene de canela.
- Normal: não possui o gene de canela e os olhos são negros.

Daqui se depreende que não existem diferenças visíveis entre o macho portador de canela e o macho normal. Nestes casos a uníca maneira de saber se um macho é portador é testa-lo em gerações futuras para ver se origina alguma descendência canela.

Existem dois tipos de fêmeas:
- Canela: neste caso é 100% canela e tem os olhos vermelhos.
- Normal: não possui o gene de canela e tem os olhos pretos.

A razão destes factores deve-se ao facto do macho possuir dois cromossomas X: o verde (normal) é transportado por um dos cromossomas X e o canela é transportado pelo outro cromossoma. Uma fêmea tem um cromossoma X e um cromossoma Y e apenas pode ser verde (normal) ou canela uma vez que o cromossoma Y é inactivo e o gene para a pigmentação da plumagem encontram-se no cromossoma X que é o mesmo que determina o sexo.

Cruzamentos possíveis com canelas:

1. MACHO NORMAL X FEMEA CANELA:

- 50% machos normais portadores de canela.

- 50% fêmeas normais.

2. MACHO CANELA X FEMEA NORMAL:

- 50% machos normais portadores de canela.

- 50% fêmeas canelas.

3. MACHO NORMAL PORTADOR DE CANELA X FEMEA NORMAL

- 25% machos normais.

- 25% machos normais portadores de canela.

- 25% fêmeas normais.

- 25% fêmeas canelas.

4. MACHO NORMAL PORTADOR DE CANELA X FEMEA CANELA:

- 25% machos normais portadores de canela .

- 25% machos canelas.

- 25% fêmeas normais.

- 25% fêmeas canelas.

5. MACHO CANELA X FEMEA CANELA:

- 50% machos canelas.

- 50% fêmeas canelas.

NOTA: todos os jovens canelas distinguem-se dos outros no ninho por causa dos olhos (pálpebras) vermelhos.

1 comentário: