sexta-feira, 4 de junho de 2010

HÍBRIDOS DE SEREGINO (milheirinha ou chamariz)

Este ano consegui criar os meus primeiros híbridos de seregino ou milheirinha. juntei um macho com uma canária de cor amarela e com uma canária gloster. Da canária amarela nasceram três travessos (os da foto) que já estão independentes. Da canária gloster nasceram 2 que tem agora 8 dias. Devo dizer que fiquei um pouco surpreendido com a cor das aves...pensei que saisse algo mais parecido com o seregino, tal como acontece com o pintassilgo em que os travessos se assemelham a ele. neste caso nasceram amarelos com pequenas áreas escuras, sobretudo em redor dos olhos. O bico é escuro como o do pai e o bico curto, típico da milheirinha, tal como a cabeça.
A minha ideia agora é tentar ensinar-lhes o canto do pintassilgo através de cd. Não sei se é possível, disseram-me que eles aprendem com relativa facilidade...se alguém tiver mais experiência nesta área e que queira partilhar comigo agradecia, gostava de trocar algumas ideias...








3 comentários:

  1. Boa Noite

    Achei este tópico muito interessante, pois eu no ano passado concegui alguns hibridos de macho milheirinha X femea gloster consort.

    Escolhi a fêmea que se aprocimasse o mais possivel do milheirinho e os filhos sairam todos como o macho mas um pouco maiores.

    O canto é o mais parecido com o do milheirinho embora estejam sempre junto com os canários.

    A razão da milha experiência não era o canto mas sim reduzir o tamanho ds glosters, pois também me disseram que os hibridos seriam férteis, o que até agora não consegui nenhum ovo fecundo de um macho F1.

    Sabe alguma coisa a esse respeito?

    Com os melhores cumprimentos

    João Araújo

    ResponderEliminar
  2. ola sr.joão
    isso que referiu também eu já li em vários sitios...utilizar os hibridos da milheirinha para reduzir ao tamanho dos glosters...no entanto também li criadores a comentarem que apesar de se reduzir ao tamanho iam-se perder outras qualidades.o certo é que também usei uma femea gloster verde gloster para juntar com uma milheirinha e tenho dois pequenotes no ninho com oito dias.estes vão sair escuros.em relação ao canto li que os hibridos conseguem facilmente copiar o canto atraves de cd. vou tentar po-los a cantar de pintassilgos.
    em relação à fertelidade dos hibridos toda a bibliografia que tenho lido inda nesse sentido, para a fertelidade dos hibridos.para ano vou tentar.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns são muito bonitos!
    Boa sorte para eles.
    Saudações ornitófilas.

    ResponderEliminar