segunda-feira, 9 de agosto de 2010

GLOSTER

Actualmente encontramo-nos, quanto a mim, numa fase um pouco confusa quanto ao que deve ser um bom gloster. Espero que este texto venha ajudar a clarificar o que é um bom gloster. Um bom gloster tanto tem de ser bom no GCP como na COM.

Muitos criadores e expositores, como eu, estão preocupados com a dramática mudança que na minha opinião está a destruir este hobbie.

Tem-se assistido nos últimos 5 ou 6 anos, a cada vez mais ênfase na qualidade da plumagem esquecendo porém o tipo, e isto na minha opinião está a sufocar este hobbie. A cada vez maior ênfase na qualidade da plumagem em oposição ao tipo, está a fazer com que muitos colegas estejam a desistir, em particular os noviços, pois cada vez mais confusos com os diferentes exemplares apresentados e justificados pelos mais diversos criadores. Conheço alguns casos, que mediante certas influências dadas por criadores, puseram em prática a opinião dos mesmos e arruinaram o seu canaril num ano, sendo consequência o desistir ou o tentar remediar os danos causados.

A verdade é que, infelizmente, também se vê este tipo de glosters a vencer exposições no final, então não serão com toda a certeza só alguns expositores que se encontram equivocados, mas também os juízes.

Nunca poderemos esquecer que o Gloster é um canário de porte/forma e não um canário de plumagem. Se alguém defende este tipo de gloster, eu penso que é apenas, porque os mesmos não conseguem aproximar-se do standard do gloster, criando definitivamente bons glosters, e então criam o que podem e sabem, glosters sem pescoço, cabeça ou coroas pequenas, pouco corpo, pescoço estreito, etc., ou seja não criam glosters, e se não criam glosters, talvez fosse melhor inventar um outro nome e deixarem o Gloster são e salvo, destas confusões.

Ouvi algumas pessoas em Inglaterra, que querem mudar o standad usado pelo IGBA, porque justificam que o mesmo nunca foi atingido, isto é, nunca foi criado nenhum gloster perfeito. Então, se ninguém criou o gloster perfeito, porquê mudar o standard? Ou será que o que pretendem dizer é, vamos mudar o standard do gloster tendo em conta a plumagem para poder dizer que isto que temos é gloster.

Estou envolvido na criação e desenvolvimento da raça há 38 anos, e vi muitas mudanças acontecerem na raça, sendo a maioria favoráveis para a raça, mas penso que a ideia de mudar o standad pode pôr em perigoo gloster no futuro, e não se esqueçam, que os principiantes são noviços, amanhã serão os nossos Campeões.

Excerto de artigo escrito pelo sócio Glenn Beach

fotos retiradas do site www.best-gloster.com

Sem comentários:

Enviar um comentário