segunda-feira, 21 de março de 2011

QUEM TUDO QUER TUDO PERDE??!!!


Olá caros leitores. Aproveito este post para partilhar com vôces alguma da minha impaciência e algumas das minhas dúvidas. Passo a explicar: dos 18 fêmeas de glosters que tenho a criar tenho 3 situações de bigamia, ou seja, 3 casos em que duas fêmea partilham o mesmo macho. No ano passado fiz o mesmo e correu tudo bem. Procedia da seguinte forma: deixava o macho com a fêmea mais adiantada até terminar a postura e passava-o então para a segunda fêmea que se encontrava mais atrasada. Até aqui tudo bem. O problema este ano surge pelo facto de ter as fêmeas em semelhantes situações, ou seja, as duas encontram-se na postura o que inviabiliza o meu modo de proceder do ano anterior. Desta forma optei por alternar o macho pelas duas fêmeas durante o dia, metade do dia com uma e a outra metade do dia com a outra. Não tenho muita experiência nestes casos por isso as minhas dúvidas e a minha apreensão. Tenho que receio que na ânsia de ter as duas fêmeas com ovos galados acabe por nem uma nem outra terem os ovos fecundados. Será razão para dizer "quem tudo quer, tudo perde???" ou "quem muito quer, pouco tem??". Resta-me ter tranquilidade e esperar mais uns dias para tirar a prova dos nove e ver se o macho galou as duas.
Boas criações a todos.

3 comentários:

  1. Olá Filipe, boa noite,
    Faça o seguinte: Coloque o macho alternadamente às femeas, mas meta-o sempre ao fim do dia.
    Assim de manhã o macho acorda com a fêmea com quem passará o dia. Ao anoitecer meta-o na outra fêmea. Faça isto até elas porem o terceiro ovo. No dia em que puserem o terceiro deiza de colocar o macho e deixa-o sossegado numa gaiola, sózinho, para recuperar até à próxima altura de voltar a galar.
    Vai ver que resulta lindamente. O macho deve deixar de ser colocado na noite do dia em que põem o terceiro ovo que é para as fêmeas não abandonarem o choco pois quando colocarem o 4.º ovo, já não sentem a falta do macho.
    Saudações ornitófilas.
    Armindo Tavares.

    ResponderEliminar
  2. Fica registado sr. Armindo.
    Obrigado pela dica.
    Espero que as suas criações estejam a correr bem, e que tenha resolvido os problemas iniciais.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Filipe!
    Na minha opinião todas essas soluções resultam, mas não como ter o casal formado.
    O macho alimenta as crias antes e depois de separadas pela grade e ainda alimenta a fêmea.
    Entre outras.
    cumprimentos
    Nuno Fernando

    ResponderEliminar