quarta-feira, 1 de junho de 2011

ALTURA DE BALANÇOS

Numa altura em que nos aproximamos do final da época de criação, é altura de fazermos balanços e uma análise retrospectiva daquilo que se passou. Ao longo desta época reprodutiva ocorreram várias situações curiosas que vou passar a descreve-las:
- o número de mortes embrionárias e ovos brancos, apesar de ter diminuído consideravelmente em relação à primeira postura, terá sido o aspecto menos positivo este ano.
- apesar do aspecto anterior, fiquei bastante satisfeito com o comportamento dos reprodutores, portaram-se, regra geral, muito bem. São na sua maioria pássaros do ano passado, mas foram incansáveis em cuidar dos seus filhotes, poucos foram os filhotes a morrerem no ninho, muitos se calhar nem acreditariam se o dissesse, ehehe.
- outra situação curiosa foi o facto deste ano ter programado tirar mais glosters canelas. Fiz alguns casais de machos portadores de canela x fêmeas normais e machos portadores de canela x fêmeas canelas...as contas saíram-me tortas pois saíram poucos canelas em relação ao que esperava.
- outra curiosidade foi o facto de ter casais que não me tiraram um único filhote coroado, e outros casais que apenas tiraram coroados...dá que pensar não dá?
- o número de crias consorts este ano é muito superior ao número de crias coroadas.
- ficaram algumas experiências por testar com alguns passarinhos que tinha de lado que gostava de ver o resultado, mas uma vez que vou ultrapassar os 80 passarinhos não me dá grande margem para fazer experiências.

Agora é esperar que a muda corra da melhor maneira, tentar proporcionar-lhes as melhores condições e cuidados para que tudo corra bem, e logo que possível poder avaliar a qualidade dos passarinhos para poder tirar conclusões...

2 comentários:

  1. boas amigo brito é um numero bastante intereçante
    de crias se DEUS quiser ade ter ai alguns campiões
    um forte abraço amigo


    http://avesdocostaacores.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. António, estes serão sempre os meus campeões independentemente dos resultados que vier a conseguir se decidir levá-los a exposições. sabes que o nível de qualidade do gloster está muito elevado neste momento, o que torna o desafio complicado mas ao mesmo tempo motivador.
    um abraço

    ResponderEliminar