segunda-feira, 27 de junho de 2011

PRAGA

Este fim de não correu muito bem para os meus lados...muitas coisas aconteceram.
Na quinta ao fazer limpeza às voadeiras, ao retirar os tabuleiros, encontrei uns bichinhos vermelhos...apesar de nunca ter tido, percebi logo que se tratava de piolho...dado os inúmeros relatos de outros criadores, lembrei-me de dar uma vista de olhos nos poleiros, que são circulares fechados e ocos....bem, nem queiram saber a quantidade de piolho que lá estava dentro...peguei logo nas aves para ver se tinham vestígios desta praga. Aparentemente estavam todos limpos...comecei a espalhar caniaves e a pulverizar as voadeiras com tabernil insecticida. No dia seguinte de manha voltei ao canaril para ver se a coisa estava mais calma. Notei que nas voadeiras já estava quase tudo morto...mas tinham-se deslocado para os viveiros de criação...encontrei desta vez alguns nos ninhos e nos suportes dos ninhos. O que me espanta é que as aves não tem piolho, mesmo as que estão no ninho...provavelmente só durante a noite é que eles aproveitam para atacar. Deitei uma gota de frontline a cada ave esperando que este me ajude a resolver o assunto...
Mas não fica por aqui...ontem logo após ter deitado a gota de frontline a uma das minhas fêmeas que ainda estava com ovos, morreu...deitei a gota, voltei a coloca-la na gaiolas, notei que ficou muito imóvel no canto da gaiolas, mas pensei que fosse do susto...passando algum tempo voltei ao canaril e a canária estava morta. Acabei por deitar os ovos fora...mas o que me deixa mais chateado é o facto da canária ter morrido, era uma fêmea canela que gostava bastante.
Para terminar, ontem enquanto dava papa aos canários que estavam na voadeira ao abrir a porta, houve um espertinho que aproveitou e foi dar uma volta. Voou de tal maneira que nem deu para ver para onde foi...menos um para a conta.



4 comentários:

  1. Olá Filipe, boa tarde.
    Olhe que pelo facto de ter pulverizado os viveiros e ter visto piolhos mortos, como se trata de infestação deve pulverizar de 2 em dois dias, por exemplo até ao fim desta semana e passados cerca de 15 dias deve voltar a fazer o mesmo pois certamente haverá por aí ovos do piolho, depois basta aplicar regularmente como precaução, tipo 1 vez por semana.
    Saudações ornitófilas.
    Armindo Tavares.

    ResponderEliminar
  2. Olá Armindo.
    Obrigado pela dica...eu espalhei bastante caniaves pelas gaiolas, e pulverizei o canaril com o tabernil. vou estar atento e continuar o tratamento como sugeriste.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. amigo brito tem tudo corre como queremos força vais dar a volta um forte abraço

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Costa...foram uns dias menos bons...felizmente as alegrias tem superado todos os desaires que possam aparecer.

    ResponderEliminar